Top
O Egipto dos Primeiros Exploradores - Novas Fronteiras Viagens
fade
19
tour-item-template-default,single,single-tour-item,postid-19,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-large-title-text,mkdf-title-with-subtitle,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

O Egipto dos Primeiros Exploradores

Uma fantástica viagem ao passado dos Faraós
Viagens com especialistas / O Egipto dos Primeiros Exploradores

O Egipto dos Primeiros Exploradores

desde 3495€

por pessoa
23 Fev - 11 Mar 2018
17 dias
Mín. 10 Pessoas

Neste périplo pelo Egipto Antigo e Moderno, entre o mundo passado dos faraós, dos imperadores romanos e dos califas do Islão, e um Egipto do presente que se vive nas ruas, mercados e cafés das suas cidades, seguimos nos passos dos primeiros exploradores que por aqui passaram em busca de conhecimento e aventura. Da grande cidade de Alexandria, Rainha do Mediterrâneo, atravessando o Deserto Ocidental em direcção ao oásis de Siwa, este percurso leva-nos depois até à beleza serena e calma do vale do Nilo no Alto Egipto, onde se encontram alguns dos mais impressionantes testemunhos da antiguidade faraónica. Aqui, no extremo sul do país, teremos oportunidade de reviver a forma de viajar desses primeiros exploradores e viajantes do século XIX, num cruzeiro em dahabiyah entre a cidade de Luxor, antigo centro do culto do deus Amun-Ra, e Assuão, porta de acesso ao interior Africano. A dahabiyah é uma antiga embarcação de transporte à vela, de dois mastros, com salas, quartos e casas de banho. Destes antigos barcos, muito utilizados até ao final do século XIX, apenas alguns sobrevivem, convertidos em embarcações de luxo, permitem a oportunidade única de uma viagem de lazer pela paisagem idílica que se estende ao longo das margens do rio Nilo.
No Cairo, uma das grandes metrópoles da actualidade tantas vezes celebrada pelo escritor Naguib Mahfouz, teremos oportunidade de reviver a Belle Époque egípcia na cidade construída por altura das celebrações de inauguração do Canal do Suez, em 1869, e nos seus bairros medievais, entre mesquitas e cafés, a Cidade Vitoriosa dos Califas Fatimidas, de Saladino e dos Mamelucos. Este percurso pelo Egipto convida, também, a visitar a magnifica colecção do Museu Egípcio do Cairo – onde se encontram, entre muitos outros, os objectos provenientes do túmulo de Tutankhamun – as pirâmides e túmulos do Império Antigo em Saqqara, Dashur e Guiza, e os grandes monumentos faraónicos ao longo do Vale do Nilo entre o Fayoum e a primeira catarata em Assuão.

Ver itinerário

O Egipto dos Primeiros Exploradores

desde 3495€

por pessoa

1º dia – 23 de fevereiro (6ª feira) – LISBOA | ISTAMBUL | ALEXANDRIA

Comparência no aeroporto para formalidades de embarque no voo Turkish com destino a Alexandria – via Istambul.

2º dia – 24 de fevereiro (sábado) - ALEXANDRIA

Chegada a Alexandria (02H45), assistência do nosso operador local e obtenção de visto. Estadia de 2 noites no Steigenberger Cecil Hotel 4*, um dos famosos hotéis históricos da cidade, situado na Praça de Saad Zaghloul, frente à imponente baía ao longo da qual a cidade de Alexandre foi construída, e onde o centro da cidade moderna se situa. Pequeno-almoço e saída pelas 10h30m para visita panorâmica da cidade de Alexandria, grande metrópole e centro cultural do mundo antigo e moderno, onde se vive um certo esplendor decadente nas praças e edifícios públicos desta cidade que foi, até 1952, capital do país durante os meses de verão. Visitamos o Museu de Alexandria, o Forte de Qait Bey, construído sobre as fundações do antigo farol (Pharos), as Catacumbas greco-romanas de Kom el-Shoqafa, o Pilar de Pompeio localizado entre as ruínas do antigo Serapeum, e a Biblioteca Alexandrina. Almoço no restaurante Fish Market, na baía de Alexandria. Regresso ao hotel no final do dia. Jantar num restaurante local e alojamento no hotel.

3º dia – 25 fevereiro (domingo) – ALEXANDRIA | SIWA

Pequeno-almoço no hotel e saída, muito cedo, em direção ao oásis de Siwa, antigo centro do culto e oráculo do deus Amun líbio. Chegada a Siwa por volta das 14h30, almoço, seguido de visita da antiga cidade em adobe de Shali. Alojamento no Hotel Siwa Shali Resort.

4º dia – 26 fevereiro (2ªfeira) - SIWA

Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita em Siwa a Gebel Mawata, uma das antigas necrópoles de Siwa, e a Ain el-Qurayshat. Segue-se a visita ao antigo templo oracular de Aghurmi, onde Alexandre foi reconhecido como filho de Zeus-Ammon, ao templo de Umm Ubayda e à nascente sagrada. Almoço num resort Ecológico para degustar o cabrito assado à maneira tradicional de Siwa (cozinhado debaixo do chão). À tarde, safari no deserto em veículos 4x4. Jantar e alojamento no hotel.

5º dia – 27 de fevereiro (3ª feira) – SIWA | CAIRO

Pequeno almoço no hotel e saída (muito cedo) para o Cairo. Almoço em caminho, e chegada ao Cairo no final da tarde. Alojamento no histórico Hotel Mena House 5* ou similar. Jantar num restaurante local.

6º dia – 28 de fevereiro (4ª feira) – CAIRO | SAQQARA | DASHUR | GUIZA | CAIRO

Pequeno almoço no hotel e saída para visita ao complexo arqueológico de Saqqara, incluindo a Pirâmide de Degraus de Netjerikhet Djoser, da III dinastia, a Pirâmide de Unas (se aberta ao público), da V dinastia, e a Pirâmide Teti e mastabas de Mereruka e Kagemni, da VI dinastia, e o Museu de Imhotep. Continuação para Dashur e visita às duas pirâmides de Sneferu, pai de Khufu. Após almoço, saída para Guiza para visitar a Esfinge, as pirâmides de Khufu, Khafre e Menkaure, as pirâmides das rainhas de Khufu, e o barco funerário de Khufu (opcional - entrada não incluída). Regresso ao hotel. Tempo livre e saída para jantar num restaurante local.

7º dia – 1 março (5ª feira) - CAIRO | FAYOUM | MINYA

Pequeno almoço e saída para o oásis do Fayoum onde visitamos Kom Ushim, o antigo centro greco-romano de Karanis, onde se encontram alguns dos templos dedicados ao deus crocodilo Sobek, construídos durante o período Ptolemaico. Almoço em restaurante local. De tarde, visita à grande pirâmide de Meidum e adjacente mastaba, do início da IV Dinastia. Continuação para a cidade de Minya. Alojamento e jantar no Hotel Nefertari 4*.

8º dia – 2 março – (6ª feira) – MINYA | BENI HASSAN | AMARNA | LUXOR

Pequeno almoço no hotel e saída para visita aos túmulos de Beni Hassan, onde foram sepultados os governadores (nomarcas) do nomo (província) do Oryx, durante o Império Médio. Continuamos para o sítio de Tell el-Amarna, onde o faraó Akhenaton, da XVIII Dinastia, construiu a sua famosa residência real denominada de Akhetaton, dedicada ao culto solar de Aten. Almoço local no percurso. Continuação para Luxor em comboio. Chegada a Luxor no final do dia e alojamento no histórico Hotel Winter Palace 5*. À noite, saída para jantar num restaurante local, na margem ocidental do Nilo, com vista para a cidade de Luxor.

9º Dia – 3 de março (sábado) - LUXOR

Após o pequeno-almoço, segue-se a visita ao grande complexo cerimonial de Karnak, onde visitamos o templo principal dedicado ao culto de Amun-Ra, e o templo dedicado ao culto de Khonsu, filho de Amun-Ra e de Mut-Amunet. Proseguimos depois para o Museu de Luxor para visita à magnífica colecção de antiguidades daquele museu, e para o Templo de Luxor, também dedicado ao culto de Amun-Ra, mas aqui identificado com o deus da fertilidade Min, sob a  manifestação de Amun-Min. Almoço em restaurante local. Jantar e alojamento no hotel.

10º dia – 4 de março (domingo) – LUXOR

Pequeno almoço no hotel e check-out. Atravessamos o rio para a margem ocidental para visitar os Colossos de Memnon, duas esculturas monumentais de Amenhotep III colocadas à entrada das ruínas do seu templo funerário, e o templo da mulher-faraó, Hatshepsut, em Deir el-Bahri. Embarque e almoço na dahabiyah Kamar. De tarde visitamos os túmulos no Vale dos Reis (entrada opcional no túmulo de Tutankhamum). Regresso a bordo para jantar e alojamento.

11º Dia – 5 de março (2ª feira) - LUXOR | ESNA | EL KAB

Após o pequeno-almoço, saída para visitar em Deir el-Medina a aldeia e túmulos dos artesãos que construíram os túmulos reais das XVIII-XX dinastias, e o templo ptolemaico de Hathor, também em Deir el-Medina. Continuamos para o Vale das Rainhas (entrada opcional no túmulo de Nefertari), o templo de Ramsés III em Medinet Habu. No final das visitas regresso à dahabiyah e inicio da navegação. Almoço e jantar a bordo. Alojamento.

12º Dia – 6 de março (3ª feira) – EL KAB | EDFU

Pequeno almoço e visita aos túmulos escavados na rocha datados do Império Novo em el-Kab. Navegação rumo a Edfu. Almoço a bordo e, à tarde, saída para visita ao grande Templo de Horus em Edfu, construído durante o período Ptolemaico. Regresso a bordo, jantar e alojamento.

13º Dia – 7 de março (4ª feira) - EDFU | JEBEL SILSILA | KOM OMBO

Pequeno almoço e visita às pedreiras faraónicas e santuário rupestre (speos) de Horemheb, em Jebel Silsila. Almoço a bordo e continuação da navegação para Kom Ombo. De tarde, visita ao Templo de Kom Ombo, construído durante os períodos Ptolemaico e Romano, e dedicado aos deuses Sobek e Haroeris; terminamos a visita no Museu do Crocodilo, também em Kom Ombo e dedicado à historia do culto e mumificação animal no Antigo Egipto. Jantar e alojamento a bordo.

14º Dia – 8 de março (5ª feira) – KOM OMBO | ASSUÃO

Pequeno almoço a bordo e navegação rumo a Assuão, porta de acesso à Núbia egípcia, território que entre a antiguidade e o século XIX foi explorado como uma importante fonte de minerais, sobretudo ouro, e via de acesso aos produtos exóticos da África Equatorial. Este será o nosso ponto de partida para explorar os templos na Ilha de Philae, dedicados à deusa Ísis, e os túmulos dos nobres em Qubbet el-Hawa, datados sobretudo da VI e da XII dinastias. Almoço entre visitas em restaurante local e alojamento no lendário Hotel Old Catarat 5*. Em hora a combinar saída para visitar o novo Museu Núbio de Assuão e jantar num restaurante local.

15º Dia – 9 de março (6ª feira) - ASSUÃO | CAIRO

Pequeno-almoço no hotel e possibilidade de excursão opcional a Abu Simbel. Após o almoço em restaurante local transfere para o aeroporto de Assuão para formalidades de embarque no voo da Egyptair com destino ao Cairo. Transfere para o Hotel Intercontinental Semiramis 5* localizado no centro da cidade do Cairo. Antes do jantar, visitamos a área de el-Hussein, onde se situa o grande Souq (mercado) do Khan el-Khalili e o famoso Café el-Fishawy, e onde muitos de episódios da literatura de Naguib Mahfouz têm lugar. Jantar em restaurante local. Regresso ao hotel.

16º Dia – 10 de março (sábado) - CAIRO

Pequeno almoço e saída para visita à Cidadela de Saladino, onde se situa a Mesquita de Muhammad Ali Pasha, construída por Muhammad Ali Pasha (1805-48), o fundador do Egipto Moderno. Continuamos para as mesquitas de Sultan Hassan e de Rifai, onde se encontram sepultados vários membros da Família Real egípcia e o último Shah do Irão, e para o Museu Islâmico do Cairo onde visitamos a excelente colecção e espaço museológico. Almoço num restaurante local. De tarde visita ao Museu Egípcio do Cairo. Regresso ao hotel e, em hora a combinar, saída para jantar num restaurante local. Regresso ao hotel para período de descanso.

17º Dia – 11 de março (domingo) – CAIRO | ISTAMBUL | LISBOA

Em hora a combinar localmente, transfere para o aeroporto do Cairo para formalidades de embarque no voo Turkish com destino a Lisboa – via Istambul. Fim da viagem.
Ver especialista

Álvaro Figueiredo

Arqueólogo

Álvaro Figueiredo especializou-se em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo no Institute of Archaeology, University College London, e estudou Árabe na School of Oriental & African Studies, University of London. A sua formação académica e profissional leva-o de Londres ao Medio Oriente, onde se destaca a sua participação em projectos de investigação arqueológica no sítio Pré-dinástico de Hierakonpolis, no Egipto, em ‘Azraq e em Qasr Burqu’, na Jordânia, e no tell arqueológico de Qadesh, na Síria, local da famosa batalha entre Ramses II e os Hititas.

A experiência de vida em diferentes países resulta no convite do Bristish Museum e, mais tarde, do Museu Nacional de Arqueologia, para acompanhar viagens culturais a países do Médio Oriente, Ásia Central, India e África Oriental.

Ao longo dos anos tem colaborado com o Museum of London Archaeology (MOLA - Londres), com a empresa Era Arqueologia em Portugal, e com o Museu Nacional de Arqueologia (Lisboa), onde integra a equipa de investigação radiológica e bioarqueológica do Lisbon Mummy Project.

Conferencista e professor convidado por universidades e outras instituições de natureza cultural e cientifica no Reino Unido, em Portugal e nos EUA onde, depois do seu projecto arqueológico em Troia, foi em 2006 “Portugal Fund Lecturer” a convite do Archaeological Institute of America.

Autor de textos para publicações de carácter científico e exposições museológicas, tem interesses específicos nas áreas da Egiptologia, Arqueologia do Mediterrâneo Oriental, Império Romano, origens e desenvolvimento do Islão, e história contemporânea do Médio Oriente e do Subcontinente Indiano.

Trabalha e vive entre as cidades de Londres e Lisboa.

 

Ver mapa

O Egipto dos Primeiros Exploradores

desde 3495€

por pessoa

Localização

Ver Preços

O Egipto dos Primeiros Exploradores

desde 3495€

por pessoa

  • Neste périplo pelo Egipto Antigo e Moderno, entre o mundo passado dos faraós, dos imperadores romanos e dos califas do Islão, e um Egipto do presente que se vive nas ruas, mercados e cafés das suas cidades, seguimos nos passos dos primeiros exploradores que por aqui passaram em busca de conhecimento e aventura.
  • Preços por pessoa
    Mínimo de 10 participantes
  • Em quanto duplo
    3.495€
  • Suplemento quarto individual
    1.050€*

*No caso de optar por partilha de quarto (duplo) durante o cruzeiro, o suplemento de quarto individual será apenas 650 € (referente apenas às noites de alojamento em hotel).

 

O preço inclui

  • Acompanhamento por parte de Alvaro Figueiredo durante toda a viagem;
  • Acompanhamento por um elemento de Novas Fronteiras toda a viagem;
  • Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa / Istambul / Alexandria - Cairo / Istambul / Lisboa, em voos regulares Turkish Airlines com direito a 1 peça de bagagem com 30 kg;
  • Voo interno Egyptair – Assuão / Cairo
  • 2 noite de alojamento em Alexandria no Hotel Steigenberger Cecil 5*****
  • 2 noites no Hotel Siwa Sahali Resort em Siwa
  • 2 noites no Hotel Mena House do Cairo 5*****
  • 1 noite no Hotel Nefertari em Minya 4****
  • 2 noite de alojamento no Hotel Winter Palace em Luxor 5*****
  • Cruzeiro de 4 noites ao longo do Nilo em Dahabeya;
  • 1 noite de alojamento no Hotel Legend Old Catarat em Assuão 5*****
  • 2 noites de alojamento no Hotel Intercontinental Semiramis no Cairo 5*****
  • Pensão completa, desde o pequeno almoço do 2º dia ao jantar do 16º dia ;
  • Todos os transportes como indicado no programa;
  • Guias locais de expressão portuguesa;
  • Todas as visitas mencionadas no itinerário (devido a questões governamentais a ordem das visitas pode ser alterada mas todas serão garantidas);
  • Todas as entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 255,0 € (à data de 27.09.2017 – a reconfirmar e actualizar na altura da emissão da documentação);
  • Visto de entrada no Egito;
  • Seguro Multiviagens VIP

O preço não inclui

  • Bebidas às refeições;
  • Gratificações a guias e motoristas;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de carácter particular designados como extras.

Nota Importante

    Por motivos de alterações impostas pelas autoridades locais, alguns percursos desta viagem poderão alterar sem aviso prévio.