Top
Geórgia e Arménia - Novas Fronteiras Viagens
fade
2504
tour-item-template-default,single,single-tour-item,postid-2504,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-medium-title-text,wpb-js-composer js-comp-ver-5.2.1,vc_responsive
 

Geórgia e Arménia

Viagens com especialistas / Geórgia e Arménia

Geórgia e Arménia

desde 2720€

por pessoa
14 Set - 27 Set 2020
14 dias
Mín. 20 Pessoas

Viagem à Geórgia e Arménia

No plácido e ameno tempo de finais do Verão, eis uma viagem a dois pequenos países do Cáucaso, a Geórgia e a Arménia, que oferece belas e inesquecíveis paisagens e proporciona visitas enriquecedoras a sítios histórico-culturais que são manifestações do cristianismo ortodoxo daquela região mas também evocações das várias fases políticas e ideológicas da longa história georgiana e arménia, marcada por fortes influências bizantinas, persas, árabes, turcas, russas, entre outras. Esta aliciante viagem será conduzida pelo Professor Luís Manuel de Araújo, do Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Ver itinerário

Geórgia e Arménia

desde 2720€

por pessoa

1º dia – 14 Setembro (2ª feira) – Lisboa | Istambul | Tbilissi

Comparência no aeroporto pelas 12h45 para formalidades de embarque em voo Turkish Airlines, com partida de Lisboa às 15h45. Chegada a Istambul às 22h20 e formalidades de trânsito para voo, na mesma companhia, com destino a Tbilissi, capital da Geórgia, com partida prevista às 23h55. Chegada a Tbilissi às 03h15. Acolhimento pelos nossos serviços locais. Transfer para o hotel. Alojamento no Hotel Holiday Inn 4**** ou similar.

2º dia – 15 Setembro (3ª feira) – Tbilissi

Pequeno almoço no hotel. Início da visita de um dia inteiro à cidade de Tbilissi, conhecida desde o século V pela sua rica mas agitada história, apreciando notáveis monumentos arquitetónicos, destruídos e restaurados ao longo dos séculos, mas mantendo sempre todo o estilo típico da religião ortodoxa georgiana e suas tradições. Visita à parte antiga da cidade, incluindo a igreja Metekhi (século XII), os «Balneários de Enxofre» (banhos sulfúricos Abanotubani), a fortaleza Narikala (século IV), a catedral de Sioni (século XIII), a «Ponte da Paz» e a basílica de Anchiskhati (século VI), completando-se o percurso cultural com a mesquita de Tbilissi.
Almoço em restaurante local. De tarde visita ao Museu Nacional, Praça da Liberdade e Avenida Rustaveli (a principal artéria de Tbilissi). Segue-se um percurso em funicular até ao alto do Mtatsminda, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Jantar em restaurante local. Alojamento no Hotel Holiday Inn 4**** ou similar.

3º dia – 16 Setembro (4ª feira) – Tbilissi | Kakheti | Tbilissi

Pequeno almoço no hotel. Saída para visita a Kakheti, uma famosa região vinícola da Geórgia, a leste de Tbilissi, com passagem por Sighnaghi, cidade montanhosa que oferece uma vista panorâmica do vale Alazani e das montanhas do leste do Cáucaso. Visita ao complexo arquitetónico Gremi e à catedral de Alaverdi (século XI), seguindo-se a visita à Casa Tsinandali, residência de uma família nobre do século XIX, e a uma adega para prova de alguns dos melhores vinhos da Geórgia.
Almoço em restaurante local durante as visitas à pitoresca região vinícola e regresso no final do dia a Tbilissi, com jantar em restaurante local. Alojamento no Hotel Holiday Inn 4**** ou similar.

4º dia – 17 Setembro (5ª feira) – Tbilisi | Mtskheta | Stepantsminda (Kazbegi) | Gudauri

Pequeno almoço no hotel. Check out e partida em direção à antiga capital do reino da Geórgia, Mtskheta, situada a 20 quilómetros de Tbilissi. A cidade de Mtskheta e alguns dos seus monumentos foram considerados Património da Humanidade pela UNESCO. Continuação em direção ao norte pela Estrada Militar da Geórgia. Travessia do Grande Cáucaso, no passo de Jvari (2395 metros), até Kazbegi (hoje chamada Stepantsminda, situada a 1700 metros), com vista para o monte Kazbek (5047 metros). Passeio em viatura 4x4 pelos vales da floresta até à igreja da Santíssima Trindade, em Gergeti, situada no topo de uma pitoresca colina a 2170 metros. Continuação para visita a Kazbegi.
Almoço em restaurante local durante as visitas, e no final do dia chegada a Gudauri. Jantar e alojamento no Hotel Marco Polo 4**** ou similar.

5º dia – 18 Setembro (6ª feira) – Gudauri | Ananuri | Gori e Uplistsikhe | Borjomi

Pequeno almoço no hotel. Check out e partida em direção ao sul, com visita ao complexo arquitetónico de Ananuri.
Chegada a Gori, cidade natal de Josef Estaline, seguindo-se a visita a Uplistsikhe, conhecida como «Fortaleza do Senhor», sendo uma das primeiras cidades erigidas em pedra na Geórgia. Antes de a Geórgia se tornar um país cristão, este era o local de rituais pagãos no primeiro milénio a. C., com relevo para o culto da deusa solar.
Almoço em restaurante local durante as visitas, e no final do dia chegada a Borjomi, rodeada pelas impressionantes montanhas do Cáucaso. Jantar e alojamento no Hotel Borjomi Palace 4**** ou similar.

6º dia – 19 Setembro (sábado) – Borjomi | Vardzia | Akhaltsikhe | Borjomi

Pequeno almoço no hotel, e início da viagem ao longo do vale do rio Mtkvari até Vardzia. No caminho, paragem para captar sugestivas fotos na fortaleza de Khertvisi (séculos X-XIV). Chegada a Vardzia, cidade rupestre escavada nas rochas do monte Erusheli no Sul da Geórgia, próximo da cidade de Aspindza, que foi fundada pela rainha Tamara em 1185. Paragem na cidade de Akhaltsikhe para visita ao castelo de Rabati, que data do século XII mas que foi alvo de restauros, um dos quais recentemente.
Almoço em restaurante local durante as visitas, e no final do dia regresso a Borjomi. Jantar e alojamento no Hotel Borjomi Palace 4**** ou similar.

7º dia – 20 Setembro (domingo) – Borjomi | Bavra | Gyumri | Yerevan

Pequeno almoço no hotel. Check out e partida para sul, em direção à fronteira entre a Geórgia e a Arménia, pelo posto fronteiriço de Bavra. Entrada na Arménia e continuação para Erevan, capital da Arménia via Gyumri.
Almoço em restaurante local durante o percurso, com chegada a Erevan pelo final do dia. Jantar e alojamento no Hotel Opera Suite Yerevan 4**** ou similar.

8º dia – 21 Setembro (2ª feira) – Erevan | Garni | Geghard | Erevan

Pequeno almoço no hotel, com o dia destinado às visitas do templo de Garni e ao mosteiro de Geghard. O templo de Garni é o único templo pagão da Arménia construído no século I, sendo dedicado ao deus do Sol, Mitra. Após a conversão da Arménia ao cristianismo, no início do século IV, foi transformado em residência de verão dos reis arménios. O mosteiro de Geghard é uma impressionante construção, parcialmente esculpida na montanha, sendo considerado Património da Humanidade pela UNESCO.
Durante o almoço em Garni, possibilidade de assistir à elaboração do pão nacional arménio, o lavash. No final do dia regresso a Erevan. Jantar e alojamento no Hotel Opera Suite Yerevan 4**** ou similar.

9º dia – 22 Setembro (3ª feira) – Erevan | Khor Virap | Noravank | Erevan

Pequeno almoço no hotel, e saída para visita ao mosteiro de Khor Virap, um famoso local de peregrinação localizado numa colina de onde se tem uma vista deslumbrante sobre o monte Ararat (5165 metros de altitude). Continuação da viagem até ao mosteiro de Noravank (século XIII), um dos monumentos mais esplendorosos da época medieval na Arménia e construído num local de significativa beleza natural.
Almoço em restaurante local durante as visitas, e no final do dia regresso a Erevan. Jantar e alojamento no Hotel Opera Suite Yerevan 4**** ou similar.

10º dia – 23 Setembro (4ª feira) – Erevan | Matenadaran | Echmiadzin | Zvartnots | Erevan

Pequeno almoço no hotel, começando o dia com a visita ao Instituto de Manuscritos Antigos Mesrop Mashtots (conhecido como Museu Matenadaran), que é um dos mais ricos depositários de manuscritos e livros medievais do mundo, seguindo-se a visita à catedral de Zvartnots (século VII), considerada Património da Humanidade pela UNESCO, seguindo-se a visita à catedral de Echmiadzin (Mayr Tachar), centro religioso do povo arménio, e um dos primeiros edifícios cristãos do mundo, construído entre os anos 301 e 303, quando a Arménia adotou oficialmente o cristianismo como religião de estado.
Almoço em restaurante local durante as visitas, e no final do dia regresso a Erevan. Jantar e alojamento no Hotel Opera Suite Yerevan 4**** ou similar.

11º dia – 24 Setembro (5ª feira) – Erevan

Pequeno almoço no hotel, seguindo-se a visita aos principais sítios histórico-culturais da cidade de Erevan, com o Museu de História da Arménia (especializado nas áreas de Arqueologia, Numismática e Etnografia), possuindo uma grande coleção de objetos pré-históricos, bem como objetos de bronze do terceiro ao segundo milénio a. C. Continuação do percurso pelo Parque da Vitória, Cascade, a Avenida Norte, a Ópera, Tsitsernakaberd (o Memorial do Genocídio e o Museu do Genocídio que evocam o massacre do povo arménio, que teve lugar na segunda década do século XX com particular intensidade em 1915) e a Yerevan Brandy Company (fábrica de produção de conhaque), onde se fará uma degustação de conhaque.
Almoço em restaurante local durante as visitas. Jantar e alojamento no Hotel Opera Suite Yerevan 4**** ou similar.

12º dia – 25 Setembro (6ª feira) – Erevan | Sevan | Dilijan

Pequeno almoço no hotel. Check out e saída em direção ao lago Sevan, chamado a «Pérola Azul» da Arménia, localizado a 2000 metros de altitude sobre o nível do mar e um dos maiores lagos de água doce de alta altitude do mundo. Continuação até Dilijan, uma das cidades turísticas mais famosas da Arménia, situada numa zona climática bastante diferente, com paisagens totalmente cobertas por florestas densas. Passeio pelo pitoresco bairro antigo, particularmente a Rua Sharambeyan e as suas lojas de cerâmica, carpintaria e outras lojas de artesanato. Visita a Haghartsin, mosteiro do século XIII localizado perto de Dilijan.
Almoço em restaurante local durante as visitas. Jantar e alojamento no Hotel Best Western Paradise Dilijan 4**** ou similar.

13º dia – 26 Setembro (sábado) – Dilijan | Haghpat | Bagratashen-Sadakhlo | Tbilissi

Pequeno almoço no hotel. Check out e partida em direção à região de Lori, para visita ao mosteiro de Haghpat (século X), considerado Património da Humanidade pela UNESCO, que foi um notável centro espiritual, científico e cultural durante os tempos medievais. Continuação para norte em direção à fronteira entre a Arménia e a Geórgia (Bagratashen em arménio e Sadakhlo em georgiano), rumo a Tbilissi.
Almoço em restaurante local durante o percurso. Chegada a Tiblissi, jantar e alojamento no Hotel Holiday Inn 4**** ou similar.

14º dia – 27 Setembro (domingo) – Tbilissi | Istambul | Lisboa

Check out e transfer para o aeroporto de Tbilissi, para formalidades de embarque em voo Turkish Airlines, partida prevista às 05h25. Chegada a Istambul às 06h55. Formalidades de trânsito para voo Turkish Airlines com destino a Lisboa, com partida prevista às 11h55. Chegada a Lisboa às 14h50.
Ver especialista

Luís Manuel de Araújo

Historiador / Egiptólogo

Luís Manuel de Araújo é egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em História, fez depois um estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, e o doutoramento em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Portuguesa de Escritores, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação Portuguesa de Museologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG). Dirigiu o Dicionário do Antigo Egipto (Lisboa, 2001) e estudou as coleções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, tendo sido o comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da coleção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições.

Desde 2000 que conduz visitas de estudo ao Egito, com programas elaborados pelo Instituto Oriental da Faculdade de Letras de Lisboa, passando muitos dos viajantes a ser frequentadores assíduos dos cursos de Egiptologia da sua Faculdade e das sessões culturais do Museu Nacional de Arqueologia, organizadas pelo Grupo de Amigos do Museu (de que é presidente) ou pela Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto (de que é secretário). Publicou mais de duzentos artigos, entradas de dicionários  e recensões críticas em diversas revistas científicas e de divulgação, e é autor de quinze livros de temática egiptológica e queirosiana, alguns deles esgotados.

 

Ver mapa

Geórgia e Arménia

desde 2720€

por pessoa

Localização

Ver Preços

Geórgia e Arménia

desde 2720€

por pessoa

  • Preços por pessoa
    Mínimo de 20 participantes
  • Quarto Duplo
    2720€
  • Suplemento quarto individual
    550€

 

O preço inclui

  • Passagem aérea em classe económica em voo regular da Turkish Airlines para o percurso Lisboa/Istambul/Tbilissi/Istambul/Lisboa, com direito a 1 peça de bagagem com 30 kg;
  • Alojamento e pequeno almoço no hotel;
  • Pensão completa do almoço do 2º dia até ao jantar do 13º dia;
  • Acompanhamento de um responsável Novas Fronteiras durante toda a viagem;
  • Acompanhamento do Professor Luís Manuel de Araújo;
  • Guia local de expressão espanhola;
  • Todas as visitas mencionadas em autocarro privado;
  • Percurso em jeep 4x4 em Kazbegi;
  • Prova de vinho em Kakheti;
  • Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
  • Seguro Multiviagens;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 243,00 € (à data de 20/01/2020 – a reconfirmar eatualizar na altura da emissão da documentação);
  • Entradas incluídas de acordo com o programa.

O preço não inclui

  • Bebidas às refeições
  • Opcionais, extras de carácter pessoal e tudo o que não estiver mencionado como incluído;
  • Gratificações.