Top
Itália, Magna Grécia - Novas Fronteiras Viagens
fade
6718
tour-item-template-default,single,single-tour-item,postid-6718,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-large-title-text,mkdf-title-with-subtitle,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Itália, Magna Grécia

Tesouros da Magna Grécia
Viagens com especialistas / Itália, Magna Grécia

Itália, Magna Grécia

desde 3340€

por pessoa
14 Out - 23 Out 2025
10 dias
Mín. 15 Pessoas

Viagem a Itália

No século XI a.C., dá-se a colonização grega das ilhas do Mar Egeu e da costa da Ásia Menor. Em meados do VIII a.C., a Grécia vive dificuldades e conflitos que levam os seus habitantes à procura de outras terras e à fundação de novas colónias, agora no sul da Itália e na Sicília. Assim nasceu a Magna Grécia, cujas cidades rivalizaram, em poder e esplendor, com as suas metrópoles (cidades de origem).

A colonização grega da Itália meridional começa no VIII século a.C., mas vários mitos e lendas relatam uma presença grega neste território já muitos séculos antes, na época da Guerra de Troia (XIII século a.C.). Consta que, efetivamente, após tal guerra, muitos heróis gregos aqui chegaram e fundaram várias cidades. O território que vai de Reggio Calabria, a sul, até Taranto, a leste, ao logo da costa do Mar Jónico e delimitado por Cumas, a norte, foi definido pelos historiadores da Antiguidade como Magna Grécia (Megale Hellas). Não se trata de uma “Grande Grécia” superior à Mãe-Pátria, mas sim de uma Grécia cujos templos e santuários eram superiores em beleza e majestosidade, tendo este termo uma aceção puramente religiosa.

Viajar pela Calábria, Basilicata, Apúlia e Campânia é atravessar o mundo grego na sua essência e respirar a vida de um povo tao culto quanto autêntico. Uma viagem cultural, mas também sensorial, que nos permitirá desvendar os mistérios de uma cultura secular, cujo legado deu forma à civilização ocidental moderna. Não pode deixar de participar numa viagem imperdível e exclusiva, nunca antes realizada, e desfrutar de um clima ameno, de uma culinária ímpar e da companhia de novos amigos. Contamos consigo nesta inédita aventura!

 

Fotos: Websites oficiais de Museus e Turismo

 

Ver itinerário

Itália, Magna Grécia

desde 3340€

por pessoa

1ª DIA – 14 DE OUTUBRO (3ª Feira) – LISBOA | NÁPOLES | REGGIO CALABRIA

Comparência no aeroporto de Lisboa 2h antes da partida, para formalidades de embarque em voo TAP com destino a Roma. Chegada às 11h40, formalidades de desembarque e assistência pelo nosso agente local. Almoço e continuação da viagem rumo a Reggio Calabria, na extremidade sul da Península Itálica. Chegada ao hotel e alojamento. Jantar livre.

2º DIA – 15 DE OUTUBRO (4ª Feira) – REGGIO CALABRIA | LOCRI

Pequeno-almoço e check-out. A manhã será dedicada à visita do Museu Arqueológico Nacional de Reggio Calabria, um raro exemplo de edifício especificamente projectado para albergar colecções museológicas, sendo um dos museus mais significativos do período da Magna Grécia e da Calabria Antiga. Mundialmente famoso pela exposição permanente dos Bronzes de Riace, obras-primas da escultura grega em bronze do V século a.C., patenteia também uma rica colecção de achados provenientes de todo o território da Calabria, da Pré-História ao final da época romana. Tempo livre para um breve passeio à beira-mar e para admirar a costa da vizinha Sicília, com o Monte Etna ao horizonte. Almoço em restaurante local.  De tarde, seguiremos viagem pela costa do Mar Jónico rumo a Locri, onde visitaremos o maior parque arqueológico de toda a Calabria, situado a poucos quilómetros da actual cidade homónima. Durante a visita, exploraremos os vestígios da antiga Locri Epizephyroi e teremos ainda a oportunidade de admirar a extraordinária colecção do museu arqueológico adjacente, bem como do complexo museológico do Casino Macrì, para melhor entendermos a vida quotidiana desta antiga cidade e analisarmos os testemunhos da sua fase romana. Ao final da tarde, transporte ao hotel e alojamento. Jantar livre.

3º DIA – 16 DE OUTUBRO (5ª Feira) – LOCRI | CAULONIA | CATTOLICA DI STILO | SCOLACIUM | CROTONE

Pequeno-almoço no hotel e check-out. De manhã, viajaremos até à localidade de Monasterace, perto da qual visitaremos o Museu Arqueológico da Antiga Kaulon (ou Caulonia), potente metrópole da Magna Grécia. Da colecção do museu fazem parte alguns dos mosaicos antigos mais bem conservados em todo o mundo grego, com destaque para o Mosaico do Dragão, o maior da Europa. Ainda nesta região, subiremos as montanhas à beira-mar para visitar a singela Cattolica di Stilo, extraordinário exemplo de arte bizantina situado no sopé do Monte Consolino. Trata-se de um pequeno edifício utilizado outrora por monges bizantinos como lugar de culto e de retiro espiritual. Almoço em restaurante local. De tarde, costearemos o Golfo de Squillace para uma visita à antiga cidade greco-romana de Scolacium. Situada numa posição estratégica a nível comercial e do controlo das rotas marítimas e terrestres, Skylletion (ou Scolacium) prosperou entre os séculos VII a.C. e VII d.C. Da fase romana poderemos admirar o teatro e as termas, mas contemplaremos também as imponentes ruínas da abadia normanda de S. Maria de Roccella. Continuação da viagem até Crotone. Alojamento no hotel e jantar livre.

4º DIA – 17 DE OUTUBRO (6ª Feira) – CROTONE | CAPO COLONNA | LE CASTELLA | ROSSANO CALABRO | SIBARI

Após o pequeno-almoço e o check-out, visitaremos a antiga cidade de Kroton, com o seu importante museu arqueológico repleto de tesouros do antigo templo de Hera Lacínia. A poucos quilómetros de distância, exploraremos a área arqueológica do templo, que fazia parte de um importantíssimo santuário pan-helénico, localizado em Capo Colonna. O parque arqueológico tem como ex-libris uma elegante coluna dórica em frente ao Mar Jónico. Trata-se de um dos lugares mais sagrados de todo o Mediterrâneo antigo, sendo o culto de Hera Lacínia, mulher e irmã de Zeus, considerado um dos mais raros e importantes da Antiguidade. Seguiremos depois para a pequena localidade de Le Castella, para admirarmos panoramicamente o seu castelo da época aragonesa. Situado num pequeno ilhéu ligado à terra-firme por um estreito istmo, ocupa uma posição estratégica nesta região. Almoço em restaurante local. Prosseguimento para Rossano Calabro para visita do Museu Diocesano e do Codex. Trata-de de um dos primeiros museus diocesanos de Itália, onde, entre obras de carácter litúrgico pertencentes ao tesouro da catedral, admiraremos o célebre Codex Purpureus Rossanensis, um livro evangélico bizantino de miniaturas, classificado pela UNESCO como património da Humanidade. Terminaremos o dia já na costa do Golfo de Taranto com a visita do parque arqueológico de Sibarys, colónia fundada por gregos da Acaia, no VIII século a.C. Sendo uma das principais cidades da Magna Grécia, o seu museu arqueológico merece também uma breve visita. Ao final do dia, transporte ao hotel e alojamento. Jantar livre.

5º DIA – 18 DE OUTUBRO (Sábado) – SIBARI | METAPONTO | TARANTO

Pequeno-almoço, check-out e partida para Metaponto, na região da Basilicata. Trata-se de uma antiga cidade grega fundada no Golfo de Taranto, em meados do VII século a.C., por colonos da Acaia, sob a iniciativa dos habitantes de Sibarys. Começaremos por visitar a área arqueológica, onde se encontram os restos dos templos de Afrodite, Atenas, Hera e Apolo, e seguidamente o santuário suburbano conhecido como “Tavole Palatine”, para admirarmos o imponente Templo de Hera, do VI século a.C. Continuação para Taranto, na região da Apúlia. Uma das mais potentes colónias da Magna Grécia, fundada em 706 a.C. por colonos espartanos, foi sede da ilustre escola pitagórica. Começaremos por um passeio no seu centro histórico para admirarmos a Catedral de S. Cataldo, do século X; a Igreja de S. Domingos, em estilo gótico; as suas pitorescas ruas e ruelas; o Castelo de Frederico de Aragão, do século XV; e as duas famosas colunas do templo dórico da antiga acrópole de época grega. Amoço em restaurante local. De tarde, visitaremos o MarTa, o museu arqueológico mais relevante de toda a Magna Grécia. No seu interior, destacam-se obras como o Zeus de Ugento, o grupo escultórico de Orfeu e as Sereias, extraordinária peça de cerâmica antiga e uma colecção única de joalharia em ouro. Será certamente um dos pontos altos da nossa viagem. Ao final da tarde, transporte ao hotel e alojamento. Jantar livre.

6º DIA – 19 DE OUTUBRO (Domingo) – TARANTO | RUVO DI PUGLIA | CASTEL DEL MONTE | TRANI | ANDRIA

Pequeno-almoço no hotel e check-out. Partida para Ruvo di Puglia, na província de Bari (capital da Apúlia). Nesta pequena localidade, o alvo da nossa visita será o Palácio Jatta, pertencente à família homónima, que alberga uma importantíssima colecção de vasos gregos e de produção local. Ex libris da colecção é o célebre Vaso de Talos, que retrata uma lenda relacionada com a passagem dos Argonautas pela ilha de Creta. A poucos quilómetros, visitaremos Castel del Monte, símbolo da região da Apúlia. Edificado no século XIII por Frederico II de Suábia, imperador do Sacro Império Romano-Germânico e Rei da Sicília, esta fortificação domina o planalto das Múrgias e está ainda envolta no mistério da finalidade da sua construção, até hoje pouco clara. Após o almoço, continuaremos em direcção à costa do Mar Adriático para um passeio à beira-mar na pitoresca localidade de Trani. Visitaremos a sua imponente Basílica-Catedral de S. Nicolau Peregrino, um dos melhores exemplos de arquitectura românica desta região. A igreja é conhecida como “rainha das catedrais da Apúlia”, com a sua torre do sino de 59 metros de altura. No final das visitas, transporte ao hotel em Andria e alojamento. Jantar livre.

7º DIA – 20 DE OUTUBRO (2ª FEIRA) – ANDRIA | CANAS DA BATALHA | CANOSA DI PUGLIA | VENOSA | MELFI

Pequeno-almoço no hotel e check-out. Começaremos por explorar, de manhã cedo, o museu e parque arqueológico de Canas, localidade onde se deu, em 216 a.C., a grande batalha entre os Cartagineses de Aníbal e os Romanos, tendo estes sido derrotados, no âmbito das Guerras Púnicas. Seguiremos para Canosa di Puglia, importante centro urbano do povo dáunio, para uma visita ao mausoléu do príncipe normando Boemundo I d’Altavilla e ao museu arqueológico. Este importante museu conserva achados provenientes de túmulos arcaicos e ricos hipogeus de época helenística que comprovam a elevada qualidade do artesanato local entre os séculos VI e III a.C., tendo sido um importante centro urbano dos Dáunios. Especial destaque merecerá o sector dedicado ao Hipogeu Varrese, descoberto em 1912. Após o almoço, continuação para Venosa, na região da Basilicata, cidade-natal do grande poeta latino Horácio. Alvo das nossas visitas será o Complexo da Santíssima Trindade, com os túmulos dos Altavilla, e a Igreja Incompleta, com a adjacente área arqueológica. Continuação para Melfi. Chegada ao hotel e alojamento. Jantar livre.

8º DIA – 21 DE OUTUBRO (3ª Feira) – MELFI | LAGHI DI MONTICCHIO | ELEA-VELIA | PAESTUM

Após o pequeno-almoço e o check-out, visitaremos o Castelo de Melfi, um dos mais bem conservados da Itália meridional. Edificado no século XI pelos Normandos, foi posteriormente ampliado pelos Anjou e pelos Aragoneses e foi aqui que, em 1231, o soberano suábio Frederico II proclamou a famosa Constituição de Melfi. Após uma breve paragem para uma vista panorâmica sobre os adjacentes Lagos de Monticchio, seguiremos viagem para a antiga cidade de Elea-Velia, perto da qual almoçaremos. Após a refeição, visita da área arqueológica desta antiga polis da Magna Grécia, fundada no VI século a.C. por colonos da cidade de Foceia, na Ásia Menor. A cidade nasceu após a grande Batalha de Alalia, nas costas da Córsega, onde os gregos de Foceia enfrentaram uma coligação etrusco-púnica. São ainda visíveis os restos da ágora, da acrópole, das termas gregas e romanas, dos bairros residenciais e de algumas das portas da cidade. A sua fama deve-se, sobretudo, à escola filosófica que aqui prosperou e cujo vulto mais conhecido foi Parménides. No final das visitas, continuação para Paestum. Chegada ao hotel e alojamento. Jantar livre.

9º DIA – 22 DE OUTUBRO (4ª Feira) – PAESTUM | POZZUOLI | CUMAS | NÁPOLES

Pequeno-almoço no hotel e check-out. A manhã será inteiramente dedicada à visita de Paestum, antiquíssima cidade da Magna Grécia, baptizada pelos Gregos como Poseidónia, em honra do deus dos mares. Na sua área arqueológica observaremos de perto a singular beleza arquitectónica dos templos de Hera, Atena e Poseidon, bem como outros edifícios deste antigo centro urbano. Tempo ainda para a visita do seu museu arqueológico, onde se encontram as célebres pinturas a fresco do Túmulo do Mergulhador, raríssimos exemplos de pintura de época grega. Almoço e saída para Pozzuoli. Visita do famoso anfiteatro flavio com capacidade para 40 mil espectadores, um dos maiores do mundo romano. Terminaremos o dia em Cumas, com a visita do seu parque arqueológico, situado nos Campos Flegreus, uma das zonas mais vulcânicas do planeta. Fundada em 730 a.C. por colonos calcidenses, Cumas foi uma das primeiras colónias gregas em Itália e, por sua vez, fundadora de sub-colónias, entre as quais Parténope e Neapolis (actual Nápoles). Entre as suas ruínas mais relevantes, destaca-se o lendário Antro da Sibila, onde a lendária Sibila Cumana exercia a sua actividade de adivinhação, enquanto sacerdotisa do Templo de Apolo. Continuação para Nápoles e alojamento no hotel. Jantar livre.

10º DIA – 23 DE OUTUBRO (5ª Feira) – NÁPOLES | LISBOA

Pequeno-almoço no hotel e formalidades de check-out. Este último dia de viagem será inteiramente dedicado à visita do Museu Arqueológico Nacional de Nápoles (MANN), que, com os seus quase 13.000 m2 de superfície, é um dos maiores e mais ricos do panorama arqueológico mundial. Fundado em 1816 pelo rei Fernando I de Bourbon, é constituído por três núcleos principais: a colecção Farnese, composta por achados provenientes de Roma e arredores; as colecções pompeianas, das quais fazem parte obras de arte encontradas em Pompeia, Herculano e outras localidades da área vesuviana; e a colecção egípcia, a terceira mais importante a nível mundial, depois do Museu do Cairo e do Museu Egípcio de Turim. Após o almoço, dedicar-nos-emos ao sector da Magna Grécia, que conta com 15 salas, onde se encontram expostas obras-primas da arte grega provenientes dos principais centros urbanos do Sul de Itália, como Paestum, Locri, Metaponto, Taranto, Ruvo di Puglia e Canosa di Puglia. Entre cerâmica, objectos de bronze e raríssimas pinturas, sairemos deste museu extasiados com tantas belezas e preciosidades. Será, indubitavelmente, a melhor forma de resumirmos tudo o que aprendemos ao longo deste périplo pelas metrópoles gregas da península itálica. Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto para embarque em voo regular TAP com destino a Lisboa. Partida às 19h15 e chegada a Lisboa às 21h35.
Ver especialista

Vasco Sintra

Guia cultural oficial em Itália

Vasco André Oliveira Sintra
Nascido na Figueira da Foz em 1983, desde sempre nutre uma grande paixao por História, Arqueologia, Arte, Geografia e Línguas, pelo que, desde tenra idade, começa a aprofundar os seus conhecimentos acerca de culturas antigas, História de Portugal e de outros países, bem como de línguas e literatura estrangeiras.

Em 2001, inicia a Licenciatura em Jornalismo na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e, em 2003, muda-se para Roma, a fim de cumprir o programa Erasmus, que acaba por durar dois anos lectivos. Terminada a licenciatura, entra como estagiário na Agência Lusa, em Lisboa, e regressa a Itália, como seu correspondente.

O seu espírito inquieto e curioso levam-no também a dar início a uma carreira no mundo do turismo, trabalhando em diversos sectores até alcançar a posição de proprietário e director de um operador turístico na capital italiana. Sedento de novas experiências e dando asas ao seu carácter empreendedor, decide continuar a aprofundar os seus estudos no âmbito arqueológico, histórico e artístico, tendo obtido, em 2010, a licença de Guia Turístico Oficial de Roma.

Simultaneamente, acompanha grupos de turistas de língua portuguesa em toda a Itália. O seu amor pelo Belo coroa-se com uma longa experiência de trabalho no grandioso templo da arte mundial que são os Museus do Vaticano.
A paixão pela Geografia e o domínio de vários idiomas (português, italiano, inglês, espanhol, francês, alemão, holandês, russo e grego moderno) caminham paralelamente no seu mundo, sendo fontes inesgotáveis de emoções, descobertas e novos desafios. Da sua experiência de vida fazem parte, com efeito, viagens culturais a vários países, em diversos continentes.

No entanto, o seu infinito amor por Itália, seu país de adopção há quase duas décadas, criou em si o desejo de o desvendar, narrar e fazer amar a todos os que o seguem nas suas viagens de exploração de cunho histórico-cultural.

 

Ver mapa

Itália, Magna Grécia

desde 3340€

por pessoa

Localização

Ver Galeria

Itália, Magna Grécia

desde 3340€

por pessoa

  • Preços por pessoa
    Mínimo 15 participantes
  • Quarto Duplo
    3.340€
  • Suplemento quarto individual
    450€

Nota: Para partidas do Porto, por favor consulte-nos.

O preço inclui

  • Acompanhamento do nosso especialista Vasco Sintra (à partida de Nápoles);
  • Acompanhamento por um elemento de Novas Fronteiras Viagens durante toda a viagem, desde Lisboa;
  • Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa / Nápoles/Lisboa, em voos regulares TAP com direito a 1 peça de bagagem com 23 kg;
  • 9 noites de alojamento em hotéis de 3* e 4*;
  • Refeições conforme programa (10 almoços);
  • Todos os transportes como indicado no programa;
  • Todas as visitas mencionadas no itinerário (devido a questões governamentais a ordem das visitas pode ser alterada, mas todas serão garantidas);
  • Todas as entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 107,00€ (à data de 24/01/2025– a reconfirmar e atualizar na altura da emissão da documentação);
  • Áudio-guias;
  • Seguro Multiviagens Premium;

O preço não inclui

  • Bebidas às refeições;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de caráter particular designados como extras.
  • Gratificações a guia e motorista

 

NOTA IMPORTANTE:

A presente cotação está sujeita a reconfirmação mediante as disponibilidades de voo e hotéis à data da vossa reserva. Os valores acima apresentados poderão sofrer eventuais alterações em caso de significativas oscilações cambiais e/ou de custos de combustível e/ou eventuais novas taxas, tendo em conta a atual conjuntura internacional