Japão
desde 7595€
por pessoaReligiões no Japão
Esta viagem pretende ser uma introdução ao fenómeno religioso no Japão, numa abordagem simultaneamente histórica e contemporânea. Tendo como enfoque a realidade religiosa como um todo, centra-se, de forma especial, nas tradições do xintoísmo, do budismo e das ‘novas religiões’ emergentes durante os séculos XIX e XX, e ainda em fenómenos de ‘religião popular’ não enquadrados especificamente em nenhuma destas tradições.
O percurso segue uma orientação cronológica — embora meramente tendencial, em função, por um lado, de aspectos práticos do roteiro e, por outro, da confluência de elementos de diferentes épocas históricas nos espaços da visita. É assim que o itinerário, estando pensado em larga medida em termos de evolução histórica, começa com uma inquirição sobre alguns elementos do Período Kofun (cerca de 250-538) do Japão Antigo, através de uma visita ao Museu da Cidade de Sakai e à zona dos túmulos de Mozu. É também um critério temporal que preside a alguns dos seguintes encadeamentos do trajecto, concebidos para facilitar uma visualização sequencial da narrativa histórica. O roteiro concentra, no seu início, um conjunto de incursões a santuários xintoístas, incluindo o Tenmangū em Osaca, o Ise Jingū e o Futama Okitama Jinja em Ise, e o Kasuga Taisha em Nara, em conformidade com uma procura de definição, logo na primeira fase da viagem, dos contornos da religião xintoísta, tradição de origem remota que precede a chegada do budismo. É no encalço a esta aproximação ao xintoísmo que o itinerário prossegue pelas cidades de Nara, capital do Japão durante o século VIII, e Quioto, sua sucessora a partir de 794, ambas importantes polos de recepção, construção e difusão do budismo, com visitas a uma variedade de templos budistas, entre outros destinos. É, por sua vez, apresentada, neste ponto da viagem, uma outra vertente do panorama religioso japonês, a das ‘novas religiões’, cujo surgimento remonta a uma fase tardia do Período Tokugawa (1603-1868), através de uma ida, perto de Nara, ao templo principal da religião Tenrikyō, estabelecida em 1838. A questão das ‘novas religiões’ é subsequentemente abordada ainda em duas deslocações, em Okayama, a centros da religião Kurozumikyō e da religião Konkōkyō, fundadas em 1814 e 1855, respectivamente. O percurso termina, em consonância com um propósito de seguimento de uma linha do tempo, nas cidades de Tóquio — anterior Edo, cujo desenvolvimento vem a ser impulsionado com a constituição do xogunato Tokugawa em 1603 e o seu consequente estabelecimento como centro efectivo do poder político, e que se torna capital do Japão em 1868 — e Nikkō — local de construção do Tōshōgū, santuário xintoísta dedicado a Tokugawa Ieyasu, fundador do xogunato Tokugawa, e completado em 1617.
Estando organizada em função da evolução histórica da realidade religiosa no Japão, a viagem está, ao mesmo tempo, concebida como um olhar para a sua diversidade. Inclui digressões a santuários xintoístas dedicados a kami de diferentes tipos — míticos, como Amaterasu, associados a personagens históricas, como Tenjin e o Imperador Meiji, e outros, de carácter mais ou menos popular, como Inari ou Denden Myōjin. Integra incursões a templos budistas associados a várias escolas de budismo — designadamente a Hossō, a Kegon, a Tendai, a Shingon, a Zen e a Jōdō, constituídas nos Períodos Nara (710-794), Heian (794-1185) e Kamakura (1185-1333) —, sendo que alguns deles, o Shitennōji em Osaca e o Kiyomizudera em Quioto, se encontram hoje afiliados a seitas dissidentes recentemente formadas. Debruça-se, nos diferentes pontos de interesse turístico seleccionados, sobre aspectos de religião popular, nomeadamente sobre a devoção a entidades não incorporadas especificamente em nenhuma das tradições religiosas instituídas, tais como os Sete Deuses da Felicidade, Shōmen Kongō, os Três Macacos Sábios, e yōkai como Karasu Tengu e Kappa. Contempla o fenómeno religioso numa das suas manifestações que é a ligação à morte, sendo que o percurso incorpora a participação em Nara na celebração budista do Obon, festividade de veneração dos antepassados falecidos, assim como uma visita pelo cemitério do Okunoin, zona sagrada no Monte Kōya. O circuito inclui ainda outras atracções e actividades que, de formas mais ou menos directas, evocam o domínio do sagrado. Entre elas mencionam-se o Jardim Botânico Man’yō em Nara, o Bosque de Bambu de Arashiyama em Quioto e um dos Três Grandes Jardins do Japão, o Kōrakuen, em Okayama, e ainda o Museu em Uji dedicado ao Genji monogatari, obra literária do séc. XI da autoria de Murasaki Shikibu, na qual transparecem variados traços e temas religiosos. Duas outras, o Museu do Saqué Gekkeikan Ōkura em Quioto e a realização de uma cerimónia do chá em Uji, remetem, respectivamente, para o saqué e para o chá, bebidas que se desenvolveram no Japão em estreita ligação com o fenómeno religioso. Destaca-se ainda o Museu Ghibli em Mitaka, Tóquio, relativo ao Estúdio Ghibli e à sua produção de animação, na qual surgem importantes componentes do sobrenatural.
A eventuais interessados sugere-se, como preparação prévia do tema da viagem, a frequência de um curso de “Introdução às Religiões no Japão”, a realizar-se na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em formato online, num conjunto de seis sessões de duas horas, a decorrer às terças-, quartas- e quintas-feiras, nos dias 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de Junho, das 21h00 às 23h00. Este curso integrará uma sessão introdutória geral e sessões específicas incidentes sobre o xintoísmo, o budismo, o cristianismo e as ‘novas religiões’. Pretenderá, por um lado, a transmissão de conhecimentos essenciais sobre o fenómeno religioso no Japão e, por outro lado, a criação de condições para o desenvolvimento de leituras críticas e multifacetadas sobre o mesmo, para o que se chamará nomeadamente a atenção para convergências e divergências entre doutrinas, crenças e práticas religiosas.
Fotos: Portal oficial de turismo japan.travel
Japão
desde 7595€
por pessoa1º DIA – 9 DE AGOSTO (Sábado) – LISBOA | DUBAI
2º DIA – 10 DE AGOSTO (Domingo) – DUBAI | OSACA
Chegada ao hotel Vischio Osaka 4* (ou similar), check-in e alojamento.
3º DIA – 11 DE AGOSTO (2ª Feira) – OSACA (EXPO)
Ao final do dia, em hora a combinar localmente, regresso ao hotel e alojamento.
4º DIA – 12 DE AGOSTO (3ª Feira) – OSACA
Visitas incluídas ao Castelo de Osaca, ao Museu da Cidade de Sakai e ainda à zona dos túmulos de Mozu. Almoço durante as visitas em restaurante local.
Regresso ao hotel.
Neste dia existe a possibilidade de assistir ao Teatro Kabuki / parte do espetáculo (sujeito a confirmação).
5º DIA – 13 DE AGOSTO (4ª Feira) – OSACA | MONTE KŌYA | OSACA
Dia inteiro de visita a Osaca e ao Monte Kōya. De manhã, visita ao Tenmangū, santuário xintoísta, e ao Shitennōji, templo budista. Almoço em restaurante local. Após o almoço, saída em direção ao Monte Kōya e visita aos Kongōbuji, templo budista, e ao cemitério Okunoin, zona budista sagrada que inclui também o Mausoléu do monge Kūkai.
Regresso ao hotel.
6º DIA – 14 DE AGOSTO (5ª Feira) – OSACA | ISE | NARA
Visitas incluídas ao Ise Jingū, complexo de santuários xintoístas, incluído ao Naikū (o santuário interno) – visita exclusiva: local não aberto ao publico em geral –, e ao Futami Okitama Jinja, santuário xintoísta, com as suas Meoto lwa (Rochas Casadas). Almoço durante as visitas. Continuação de viagem até Nara. À chegada, check-in e alojamento no Nara Hotel (edifício novo) ou similar.
Saída noturna em transporte público até ao centro da cidade.
Passeio a pé pelo Parque para assistir ao Obon, festividade de veneração dos antepassados falecidos.
Regresso ao hotel.
7º DIA – 15 DE AGOSTO (6ª Feira) – NARA | QUIOTO
Dia inteiro de visitas incluídas ao Tōdaiji, templo budista, ao Parque dos Veados, ao Kasuga Taisha, santuário xintoísta, e ao Jardim Botânico Man’yō. Almoço. Tempo ainda para o templo-sede da religião Tenrikyō. Continuação da viagem até Quioto. Check in e alojamento.
Estadia no Kyoto Tokyu Hotel (ou similar)
8º DIA – 16 DE AGOSTO (Sábado) – NARA | UJI | QUIOTO
Almoço durante as visitas.
Cerimónia do chá.
Finalizamos o dia com o Museu do Saqué Gekkeikan Ōkura.
Regresso ao hotel.
9º DIA – 17 DE AGOSTO (Domingo) – QUIOTO
Visitas incluídas ao Kiyomizudera, ao Yasaka Koshindō e ao Sanjūsangendō, templos budistas, e ao Museu Nacional de Quioto.
Almoço em restaurante local.
À tarde, visita ao Tōji, templo budista.
Passeio pelas ruas de Ninenzaka e Sannenzaka.
À noite, possibilidade de assistir ao Naked Summer Festival no Castelo de Nijō (a reconfirmar posteriormente)
Regresso ao hotel.
10º DIA – 18 DE AGOSTO (2ª Feira) – QUIOTO
Visita ao Tenryūji, templo budista. Passeio pelo Bosque de Bambu Arashiyama, e ainda visitas ao Dendengū, santuário xintoísta, e ao Kinkakuji (Templo do Pavilhão Dourado), budista. Almoço. Em seguida, visita ao Fushimi Inari Taisha, santuário xintoísta.
Passeio pela área de Gion e regresso ao hotel ao final da tarde.
11º DIA – 19 DE AGOSTO (3ª Feira) – QUIOTO | HIROSHIMA | OKAYAMA
Pequeno-almoço no hotel e transfer até à Estação de Comboios de Quioto. Saída em comboio-bala (Nozomi 7) com direção a Hiroshima.
À chegada a Hiroshima, saída em autocarro até ao porto para embarcar em Ferry e iniciar a visita à Ilha de Miyajima.
Passeio pela rua Nakamise, e visita ao Itsukushima Jinja, santuário xintoísta. Almoço durante a estadia em Miyajima.
Regresso de Ferry até Hiroshima. Já no autocarro, passagem pelo Memorial da Paz (Cúpula Genbaku ou da Bomba atómica). Regresso à Estação de Comboios de Hiroshima para embarque em comboio-bala (Sakura 566) em direção a Okayama. À chegada, transfer a pé até ao hotel (10-15min).
Recomendamos adquira algum alimento ligeiro para a manhã seguinte.
Alojamento no hotel Granvia Okayama (ou similar)
12º DIA – 20 DE AGOSTO (4ª Feira) – OKAYAMA | TÓQUIO
Estaremos de regresso ao hotel pelas 07h30 para o pequeno-almoço, e repouso.
Visitas em Okayama à sede da religião Konkōkyō e ao Kōrakuen, um dos Três Grandes Jardins do Japão. Almoço em circuito. Finalizamos a visita com a chegada à Estação de Comboios de Okayama para embarque no comboio-bala (Nozomi 42) com destino a Tóquio.
Transfer em autocarro até ao Keio Plaza Hotel, South tower (ou similar). Alojamento.
13º DIA – 21 DE AGOSTO (5ª Feira) – TÓQUIO
Neste dia visitamos o Sensōji, templo budista em Asakusa, as ruas comerciais de Nakamise, o Yasukuni Jinja, santuário xintoísta e a zona comercial de Harajuku. Almoço durante as visitas.
Por fim visita ao Meiji Jingū, santuário xintoísta.
Regresso ao hotel
À noite, possibilidade de assistir ao teatro Kabuki no Kabukiza.
14º DIA – 22 DE AGOSTO (6ª Feira) –TÓQUIO | NIKKŌ | TÓQUIO
Visitas ao Tōshogū, santuário xintoísta, e ao Rinnōji, templo budista.
Almoço durante as visitas.
Passagem pelo Lago Chūzenji, na cratera do vulcão do Monte Nantai e pelas cascatas de Kegon (elevador incluído).
Regresso ao hotel
15º DIA – 23 DE AGOSTO (Sábado) –TÓQUIO
Dia livre para actividades de carácter pessoal.
Possibilidade de visitas ao Sōgenji ou Kappadera, templo budista, e ao Museu Ghibli.
Em hora a combinar, transfer até ao aeroporto de Haneda.
Formalidades de embarque em voo Emirates com destino ao Dubai.
16º DIA – 24 DE AGOSTO (Domingo) –TÓQUIO | DUBAI | LISBOA
Fim de Viagem
António Barrento
Historiador
António Barrento é docente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sendo doutorado em História da China (SOAS, Universidade de Londres), mestre em Estudos de Área da Ásia do Sul (SOAS, Universidade de Londres), Língua e Sociedade Japonesas (Universidade de Sheffield), História da Ásia (SOAS, Universidade de Londres), Estudos Asiáticos (Universidade de Hong Kong), Direito (Universidade de Hong Kong), e Estudos Europeus Avançados (Colégio da Europa, Bruges), licenciado em Direito (Universidade Católica Portuguesa de Lisboa) e detentor de Diploma de Civilização em Islamologia (INALCO, Paris).
Japão
desde 7595€
por pessoa
-
Preços por pessoaMínimo de 15 participantes
-
Em quanto duplo7.595€
-
Suplemento quarto individual1.260€
Notas:
Suplemento EXPO OSAKA – Bilhete de entrada – 60€
Para partidas do Porto, consulte-nos.
O preço inclui
- Acompanhamento por responsável Novas Fronteiras durante todo o circuito;
- Acompanhamento do Professor António Barrento durante toda a viagem
- Passagem aérea em classe turística em voo regular da Emirates Airlines, para percurso Lisboa / Tokyo / Lisboa, com direito ao transporte de 23 kgs de bagagem;
- 14 noites de alojamento e pequeno-almoço nos hoteis mencionados no itinerário ou similares;
- 12 almoços (sem bebidas);
- Todas as visitas e entradas mencionadas no programa;
- Guia local em português ou espanhol;
- Transporte em Autocarro de turismo;
- Taxas hoteleiras, serviços e IVA;
- Taxas de aeroporto, segurança e combustível no valor aprox. de 732,67€ à data de 20/11/2024 (a reconfirmar e atualizar na altura da emissão dos bilhetes);
- Seguro Multiviagens
O preço não inclui
- Bebidas às refeições;
- Refeições não mencionadas;
- Gratificações;
- Excursões opcionais não indicadas no programa;
- Extras de caráter particular e tudo o que não estiver mencionado como incluído.