Top
Chile e Bolívia - Novas Fronteiras Viagens
fade
7174
tour-item-template-default,single,single-tour-item,postid-7174,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-large-title-text,mkdf-title-with-subtitle,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Chile e Bolívia

Santiago do Chile, Deserto de Atacama, Salar de Uyuni, La Paz e o Lago Titicaca e Tiwanaku
Viagens Culturais / Chile e Bolívia

Chile e Bolívia

desde 6575€

por pessoa
30 Abr - 16 Mai 2026
17 dias
Mín. 15 Pessoas

Viagem ao Chile e Bolívia

Neste circuito seguimos pela cordilheira dos Andes entre a Bolívia e o norte do Chile. Atravessando paisagens de cortar a respiração, passaremos por montanhas vertiginosas, pelos desertos de Uyuni e de Atacama, pelos geiseres de El Tatio e o surpreendente Vale da Lua. Visitando algumas das mais belas cidades coloniais e aldeias remotas, compreenderemos as profundezas do espírito andino. Terminaremos a nossa viagem no Lago Titicaca, que cria uma fronteira natural entre o Peru e a Bolívia. Uma viagem entre a cultura e a natureza com uma beleza única.

Ver itinerário

Chile e Bolívia

desde 6575€

por pessoa

1º DIA – 30 DE ABRIL (5ª Feira) – LISBOA | MADRID

Comparência no aeroporto de Lisboa, para formalidades de embarque em voo Iberia com destino a Santiago do Chile, via Madrid (noite a bordo).

2º DIA – 1 DE MAIO (6ª Feira) – MADRID | SANTIAGO DO CHILE

À chegada, formalidades de desembarque. Início das visitas de Santiago para conhecer o rico património cultural do Chile através dos monumentos da cidade, como: a Plaza de Armas, o Palácio La Moneda, os Correios e a Catedral Metropolitana de Santiago. Visita também ao Cerro Santa Lucia e a continuação até ao Cerro San Cristobal para ver a estátua de 22 metros da Virgem Maria (se o tempo permitir, estando sujeito a encerramento devido a evento).
Almoço em restaurante local e transfer até ao hotel.
Jantar e alojamento no Hotel Renaissance Vitacura by Marriott 4* ou similar.

3º DIA – 2 DE MAIO (Sábado) – SANTIAGO CHILE | CALAMA | SAN PEDRO DE ATACAMA

Pequeno-almoço no hotel e transfer até ao aeroporto de Santiago, para embarque em voo doméstico com destino a Calama. À chegada, formalidades de desembarque e passeio pelo Vale da Lua, para apreciar as montanhas e arredores.
Transfer até San Pedro de Atacama e chegada ao Hotel.
Jantar e alojamento no Hotel Our Habitas Atacama 4* ou similar.

4º DIA – 3 DE MAIO (Domingo) – ATACAMA

De manhã cedo, dirigimo-nos para o sul. Atravessando o Plano de Atacama, visitaremos a aldeia de Toconao, a sua igreja colonial e os antigos pomares de fruta. A partir daqui, iremos para o Grande Plano do Atacama, o terceiro maior do planeta, e o primeiro local de produção de lítio no mundo, visitando a Laguna Chaxa, parte da Reserva Nacional Los Flamencos.
A partir deste ponto, continuamos o nosso caminho até ao Miradouro de Piedras Rojas, onde desfrutaremos de um almoço piquenique. Por fim, regresso a San Pedro.
Jantar e alojamento no Hotel Our Habitas Atacama 4* ou similar.

5º DIA – 4 DE MAIO (2ª Feira) – ATACAMA

Partiremos antes do nascer do sol para visitar o vulcão Tatio, localizado a 4300 metros acima do nível do mar. À chegada, visita ao campo geotérmico localizado na cordilheira de Los Andes. De manhã cedo, este lugar tem uma atividade vaporosa espantosa devido às altas temperaturas que vêm das crateras. A água a ferver, as enormes colunas de vapor e a água debaixo da superfície fazem desta uma experiência inesquecível. O pequeno-almoço será servido neste local.
Regresso a San Pedro de Atacama. Almoço em restaurante local.
Jantar e alojamento no Hotel Our Habitas Atacama 4* ou similar.

6º DIA – 5 DE MAIO (3ª Feira) – SAN PEDRO DE ATACAMA | HITO CAJON (Bolívia) | SALAR DE UYUNI

Pequeno-almoço e transfer, de manhã cedo, até Hito Cajón para uma viagem inesquecível através da fronteira, desfrutando de uma paisagem deslumbrante dominada pelo vulcão Licancabur. Uma das jóias da Reserva Nacional Eduardo Avaroa - a Lagoa Verde - é um dos pontos altos da nossa expedição em veículo 4x4. A estranha beleza desta lagoa é realmente como nenhuma outra no mundo. Na saída da Lagoa Verde passamos pelo Deserto de Dali, pelas termas de Polques, depois atravessamos o deserto de Siloli até chegar a pequenas aldeias, como Culpina e San Cristobal, até Uyuni, onde apanhamos uma estrada asfaltada até Colchani, na orla das salinas, onde os habitantes processam o sal. Almoço durante as visitas.
Chegada ao Hotel Luna Salada 4* ou similar. Jantar e alojamento.

7º DIA – 6 DE MAIO (4ª Feira) – SALAR DE UYUNI

Pequeno-almoço e saída para uma rota singular, que nos leva a uma das áreas mais isoladas do mundo, onde estaremos sozinhos rodeados por uma paisagem branca e brilhante. Depois de um par de horas, chegaremos à Isla del Pescado, ou Ilha Incahuasi, para caminhar e observar os cactos gigantes, as aves e as vizcachas. Após o almoço, seguiremos para as salinas, onde faremos um dos percursos para tirar fotografias e celebrar com o melhor vinho boliviano, observando o pôr-do-sol.
Regresso ao hotel. Jantar e alojamento no Hotel Luna Salada 4* ou similar.

8º DIA – 7 DE MAIO (5ª Feira) – SALAR DE UYUNI

Pequeno-almoço no hotel e saída em direção ao vulcão Tunupa, uma das montanhas mais impressionantes da região. Visita ao Museu Chantani, um museu espantosocriado por Don Marcelino, um empresário local nativo, para relatar a sua cultura e vida quotidiana. De seguida, passeio de bicicleta pelas salinas, a caminho das Múmias de Coquesa que datam de 1200 a.C.. Esta zona, situada a norte das salinas, alberga pequenas comunidades. Teremos a oportunidade de conhecer os pastores de lamas e agricultores de quinoa. Almoço durante as visitas. Regresso ao hotel ao fim da tarde.
Jantar e alojamento no Hotel Luna Salada 4* ou similar.

9º DIA – 8 DE MAIO (6ª Feira) – UYUNI | POTOSI | SUCRE

Pequeno-almoço no hotel. Partindo de Uyuni, iniciamos a nossa viagem em direção a Potosí com uma paragem em Pulacayo, uma antiga cidade mineira que já abrigou uma das minas de prata mais importantes da região. Aqui poderemos caminhar entre os vestígios da glória industrial: locomotivas enferrujadas, vagões abandonados e antigas estruturas mineiras que narram silenciosamente a história do legado mineiro da Bolívia.
À chegada a Potosí, desfrutaremos de um almoço tradicional.
À tarde, visita à emblemática Casa de la Moneda (Casa da Moeda Nacional), um dos edifícios coloniais mais icónicos da Bolívia. Este impressionante museu abriga séculos de história, incluindo máquinas originais de fabricação de moedas, pátios barrocos e coleções de arte que refletem a riqueza gerada pela montanha Cerro Rico, nas proximidades, outrora considerada a fonte de prata mais rica do mundo. Potosí, classificada Património Mundial pela UNESCO, oferece uma mistura dramática de paisagens de alta altitude, arquitetura colonial e história mineira.
Após a visita, continuamos por terra até Sucre, capital constitucional da Bolívia, chegando ao início da noite.
Jantar e alojamento no Samary Hotel 5* ou similar.

10º DIA – 9 DE MAIO (Sábado) – SUCRE

Após o pequeno-almoço, começamos um passeio a pé por Sucre, conhecida como «La Ciudad Blanca» (A Cidade Branca) pelas suas fachadas imaculadas e charme colonial. Classificada como Património Mundial pela UNESCO, Sucre é celebrada pelo seu significado histórico e arquitetura e cultura vibrante. Visitaremos La Recoleta, um convento tranquilo situado numa colina, que oferece vistas panorâmicas da cidade. Em seguida, passearemos pelo centro histórico, onde a Plaza 25 de Mayo, a Casa de la Libertad e a Catedral Metropolitana oferecem uma visão sobre o caminho do país rumo à independência. O Museu de Arte Indígena (ASUR) é outro destaque, exibindo as ricas tradições têxteis da Bolívia através de uma coleção cuidadosamente selecionada de vestuário tradicional e tecelagem de diferentes regiões.
Jantar e alojamento no Samary Hotel 5* ou similar.

11º DIA – 10 DE MAIO (Domingo) – SUCRE | COMUNIDADES DE PUCA PUCA | SUCRE

Pequeno-almoço no hotel. De manhã viajamos até Puca Puca, uma pequena aldeia situada nos vales bolivianos. Esta comunidade, lar de membros da cultura Jalq'a, é conhecida pelas suas ricas tradições têxteis, trajes coloridos e técnicas simbólicas de tecelagem. Continuação até Jaka Yampara, um centro étnico cultural onde interagimos com artesãos locais, aprendendo sobre métodos ancestrais de tingimento e técnicas de tear. À tarde, regresso até Sucre para uma visita ao Museu do Tesouro, um espaço refinado que exibe a riqueza da Bolívia em pedras preciosas, prata e ouro, através de joias habilmente trabalhadas e peças históricas. A visita oferece uma compreensão mais profunda do legado mineral da Bolívia num ambiente elegante e educativo.
Jantar e alojamento no Samary Hotel 5* ou similar

12º DIA – 11 DE MAIO (2ª Feira) – SUCRE | LA PAZ

Após o pequeno-almoço, embarque num voo para La Paz. Almoço em restaurante local. De tarde, visita pela cidade. Começaremos pela Plaza Murillo em Casco Viejo (a cidade velha), uma bela praça aberta que foi projetada em 1558 para homenagear o herói local boliviano Pedro Murillo. A praça está rodeada por edifícios históricos, incluindo a Catedral de Nossa Senhora da Paz (construída em 1835), o Palácio do Governo, o Grand Hotel Paris de 1911 e o Congresso Nacional da Bolívia. Teremos tempo para visitar um dos museus situados ao longo da Calle Jaen, uma bela rua colonial.
Chegada ao Stannum Hotel 5* ou similar. Jantar e alojamento.

13º DIA – 12 DE MAIO (3ª Feira) – LA PAZ

Pequeno-almoço no hotel e saída para visitar o fascinante distrito de Los Andes. Aqui poderemos observar os dedos ágeis das bordadeiras locais que mantêm vivas as tradições e a cultura da Bolívia, costurando trajes notáveis para o Carnaval anual.
Depois de uma breve visita a este lugar, seguiremos para ver a bela Igreja Barroca de São Francisco e o famoso Mercado das Bruxas, onde se vendem remédios naturais. Também visitaremos uma réplica do Templo Semi-subterrâneo de Tiwanaku – o templo original foi descoberto perto do Lago Titicaca e foi o lar de uma civilização pré-inca.
Teremos também a oportunidade de ver algumas das interessantes áreas residenciais e económicas da cidade e embarcaremos no teleférico que nos levará numa viagem de 20 minutos até ao Vale da Lua.
Depois do almoço, num restaurante típico boliviano, iremos explorar as formações geológicas notáveis. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento no Stannum Hotel 5* ou similar.

14º DIA – 13 DE MAIO (4ª Feira) – LA PAZ | TIWANAKU | LA PAZ

Pequeno-almoço no hotel e visita de dia inteiro a Tiwanaku. Localizado nas terras altas, acima da margem sudeste do Lago Titikaka, Tiwanaku é um antigo sítio sagrado (Pré-Inca) que remonta entre 200 e 1000 EC. O local foi classificado como Património Mundial pela UNESCO em 2000 e contém vestígios inestimáveis do antigo Império Tiwanaku, incluindo pirâmides, portões e monumentos, bem como um museu. O local era a capital espiritual e política do povo Tiwanaku, que estabeleceu uma agricultura próspera na área, que naquela época desfrutava de chuvas e solo fértil. As escavações do local revelaram que o Império foi cuidadosamente construído, utilizando conhecimentos espantosos de engenharia e beneficiou mesmo de aquedutos, fossos, cursos de água e terrenos agrícolas em socalcos.
Estima-se que cerca de 70.000 pessoas viviam em Tiwanaku no auge do império.
Com o passar do tempo, o Império de Tiwanaku sofreu secas devastadoras que acabaram por levar ao abandono do local. A caminho de Tiwanaku, faremos uma paragem na importante cidade histórica de Laja. De acordo com a essência agrícola da região, teremos a oportunidade de visitar alguns produtores locais de queijo, batatas e outros produtos, e de provar uma especialidade local chamada Pan de Laja (semelhante ao pão pita). À chegada a Tiwanaku, iremos explorar o sítio arqueológico. A nossa excursão também inclui uma visita ao complexo de templos de Puma Punku, onde se pode admirar o extraordinário trabalho de pedra. Regresso a La Paz.
Jantar e alojamento no Stannum Hotel 5* ou similar.

15º DIA – 14 DE MAIO (5ª Feira) – LA PAZ | LAGO TITIKAKA | LA PAZ

Pequeno-almoço no hotel e, de manhã cedo, partida em direção a Copacabana, uma pitoresca cidade nas margens do Lago Titicaca, conhecida pela sua importância cultural e espiritual.
À chegada, iremos de barco privado até à Ilha do Sol. Assim que chegarmos, descobriremos alguns vestígios arqueológicos Incas como o Palácio Pilkokaina e a Fonte da Eterna Juventude. Almoço típico Aymara. Esta refeição comunitária ancestral é preparada com ingredientes frescos de origem local, refletindo a rica herança culinária andina.
À tarde, regresso a Copacabana para uma breve visita à cidade, antes de iniciar a viagem de regresso a La Paz.
Jantar e alojamento no Stannum Hotel 5* ou similar.

16º DIA – 15 DE MAIO (6ª Feira) – LA PAZ | LIMA | MADRID

Transfer até ao aeroporto de La Paz, para formalidades de embarque em voo com destino a Lima.
Posteriormente embarque em voo Iberia, com partida de Lima e com destino a Madrid. Noite a Bordo.

17º DIA – 16 DE MAIO (Sábado) – MADRID | LISBOA

Formalidades de trânsito para voo Iberia com destino a Lisboa.

FIM DA VIAGEM.
Ver Mapa

Chile e Bolívia

desde 6575€

por pessoa

Localização

-33.44740007081214, -70.65734159379795

Ver Galeria

Chile e Bolívia

desde 6575€

por pessoa

 

  • Preços por pessoa
    Mínimo de 15 participantes
  • Quarto duplo
    6.575€
  • Suplemento quarto individual
    1.495€

 

Nota:
Para partidas do Porto, por favor consulte-nos.


NOTA IMPORTANTE
A presente cotação está sujeita a reconfirmação mediante as disponibilidades de voo e hotéis à data da sua reserva. Os valores acima representados poderão sofrer eventuais alterações em caso de oscilações significativas cambiais e/ou de custos de combustível e/ou eventuais novas taxas, tendo em conta a atual conjuntura internacional.

O preço inclui

  • Acompanhamento por um responsável da Novas Fronteiras durante toda a viagem;
  • Passagem aérea em classe económica para os percursos Lisboa / Madrid / Santiago Chile – Lima / Madrid / Lisboa – em voos regulares Iberia com direito a 1 peça de bagagem de porão de 23 Kg;
  • Voos internos Santiago Chile / Calama – Sucre / La Paz – La Paz / Lima Lima – em voo regular com direito a 1 peça de bagagem de porão de 23 Kg;
  • 12 noites de alojamento nos hotéis mencionados ou similares, com pequeno-almoço incluído;
  • Refeições conforme mencionado no programa (13 almoços e 14 jantares);
  • Todos os transportes conforme indicado no programa (autocarro de turismo e veículos 4 x 4 – no Salar de Uyuni)
  • Guia local de expressão portuguesa
  • Todas as visitas e entradas mencionadas no programa;
  • Áudio-guias;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 480€ (à data de 06/11/2024) – a reconfirmar e atualizar na altura da emissão da documentação);
  • Todos os impostos e taxas aplicáveis;
  • Seguro Multiviagens Premium.

O preço não inclui

  • Bebidas às refeições;
  • Gratificações;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de caráter particular designados como extras.