Top
Suméria - Em busca das civilizações Mesopotâmicas - Novas Fronteiras Viagens
fade
6036
tour-item-template-default,single,single-tour-item,postid-6036,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-large-title-text,mkdf-title-with-subtitle,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Suméria

Em busca das civilizações Mesopotâmicas
Viagens com especialistas / Suméria

Suméria

desde 5290€

por pessoa
 
12 Fev - 23 Fev 2025
12 dias
Mín. 15 Pessoas

Viagem à Suméria

 

A antiga Mesopotâmia, onde hoje situa o Iraque, terra situada entre o rio Eufrates e o rio Tigre, é considerada como um dos grandes berços da civilização, a par do antigo Egito. Na Mesopotâmia, um território desértico mas com amplas zonas férteis, situado a leste da Síria e ao norte da Arábia, surgiram na sua parte sul, a Suméria, as primeiras grandes cidades, com um comércio desenvolvido e muitos templos, tendo sido inventada lá a escrita, em cerca de 3300 a. C., na cidade de Uruk. A Mesopotâmia foi a sede de grandes impérios que foram surgindo na Suméria, depois em Babilónia, e mais tarde na sua parte norte, a Assíria, os quais dominaram grandes áreas do mundo antigo até à conquista de Alexandre Magno.

Mais tarde, com a chegada dos Árabes, que destruíram o Império Persa Sassânida que dominava a Mesopotâmia, o Islão impôs o seu domínio, primeiro com o califado omíada de Damasco e depois com o califado abássida com sede em Bagdad, deixando um impressionante legado arquitetónico que merece ser conhecido, juntando-se aos notáveis vestígios que nos deixaram os Sumérios e os Babilónios.

Atualmente o Governo do Iraque, após anos de instabilidade e de vários conflitos que impediram a correta conservação dos sítios arqueológicos, decidiu apostar na preservação do património, visto como um modelo de desenvolvimento mas também como espaço para visita. Como consequência, a UNESCO declarou há alguns anos a cidade de Samarra como património da humanidade, e recentemente também estendeu esse prestigiado e digno atestado à região mesopotâmica da antiga Suméria e às ruínas da antiga e famosa cidade de Babilónia, descrita na Bíblia e noutras fontes. Estão assim reunidas as circunstâncias favoráveis para uma visita à antiga Mesopotâmia e desta forma poder conhecer o seu valioso legado histórico e cultural.

 

Ver itinerário

Suméria

desde 5290€

por pessoa
 

1º Dia – 12 de Fevereiro (4ª feira) – LISBOA | ISTAMBUL| BAGDAD

Comparência no aeroporto para formalidades de embarque em voo Turkish Airlines, com partida prevista para as 11h35. À chegada, formalidades de trânsito em Istambul.

2º Dia – 13 de Fevereiro (5ª feira) – BAGDAD

Chegada a Bagdad pela 01h00, formalidades de visto, acolhimento pelos nossos serviços locais e transfer para o hotel.
Pequeno-almoço no hotel e visita ao Museu Nacional do Iraque, que expõe objetos da Suméria, da Babilónia e da Assíria.
Após o almoço em restaurante local, continuação para visita à zigurate e ao templo de Akarkuf, erigidos pelo rei Kurigalzu, da dinastia cassita de Babilónia (c. 1400 a. C).
Ao anoitecer, passeio pelo bairro Khadimiya, com uma visita à mesquita-santuário de Al-Khadimiya, uma das mais importantes do Iraque.
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Bagdad 5* ou similar.

3º Dia – 14 de Fevereiro (6ª feira) – BAGDAD

Pequeno-almoço no hotel e saída para passeio pelo centro histórico de Bagdad, junto às margens do rio Tigre, desde a Madrasa Al-Mustansiriya ao Palácio Abássida, percorrendo a ponte de Al-Chuhada e as ruas Al-Mutanabbi e Al-Rachid.
Almoço em restaurante local, continuação para Madain e visita ao palácio persa sassânida de Ctesifonte, com o espetacular arco de Cosroes (século VI a. C.).
Ao final do dia, panorâmica pela avenida Sadum e Praça Tahrir, com o monumento à independência.
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Bagdad 5* ou similar.

4º Dia – 15 de Fevereiro (Sábado) – BAGDAD | SAMARRA | BAGDAD (160 km / 3 horas de distância)

Pequeno-almoço no hotel e saída para visita ao espaço arqueológico de Samarra, onde se encontra a antiga cidade fundada pelo califado abássida no século IX, que posteriormente acabou por ser abandonada. O local é conhecido pelo inédito minarete de acesso exterior junto da Grande Mesquita, que se integra num dos mais vastos e interessantes sítios arqueológicos do mundo. A visita demora um dia e dependendo do tempo disponível podem ser visitados o Palácio do Califa (Bait el-Khalifa), o Palácio Al-Mashoq, mais o Palácio dos Enamorados (Qasr Alshiq) e a Mesquita de Abu Dalaf.
Almoço em restaurante local, seguido da visita ao templo do Imã Alaksari (se acessível) e regresso a Bagdad.
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Bagdad 5* ou similar.

5º Dia – 16 de Fevereiro (Domingo) - BAGDAD | BABILóNIA | KERBALA (120 km / 3 horas de distância)

Pequeno-almoço no hotel e saída em direção a Babilónia. Em caminho, visita ao Parque dos Mártires para ver o monumento em homenagem aos mortos na guerra com o Irão nos anos oitenta do século passado. Visita ao sítio arqueológico da Babilónia, uma das cidades mais importantes da Antiguidade, desde o rei Hammurabi (Babilónia Antiga) ao rei Nabucodonosor II (Babilónia Recente), até à conquista de Alexandre Magno (no século IV a. C.).
Almoço em restaurante local e visita a um dos palácios que serviu de residência a Sadam Hussein, com vista para a cidade de Babilónia e para o Rio Eufrates. Continuação da visita para Borsippa, com vestígios de uma cidade babilónica.
Jantar e alojamento no Hotel Baron 5* em Kerbala ou similar.

6º Dia – 17 de Fevereiro (2ª feira) – KERBALA (130 km / 1 hora e 45 minutos de distância)

Após o pequeno-almoço, saída em direção ao deserto para visitar a fortaleza de Al-Ukhaidir, uma impressionante construção do século VII. Se as condições de acesso permitirem, visita às ruínas da Igreja de César, em pleno deserto, um dos primeiros mosteiros cristãos erigidos no Médio Oriente.
Almoço em restaurante local e regresso a Kerbala, cidade sagrada do xiismo no Iraque e onde se encontram os túmulos do imã Hussein ibn Ali, neto do profeta Maomé, e do imã Abbas.
Visita noturna ao mercado e ao santuário dos imãs Hussein e Abbas.
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Baron 5* ou similar.

7º Dia – 18 de Fevereiro (3ª feira) – KERBALA| NAJAF (100 km / 2 horas de distância)

Pequeno-almoço no hotel, check-out e saída para Najaf, grande centro de peregrinação para o Islão xiita. Pelo caminho, visita ao túmulo de Ezequiel em Al-Kifl.
Chegada a Najaf, considerado como o lugar mais importante do mundo islâmico depois de Meca e de Medina. Visita à Mesquita de Kufa e ao antigo mercado de Najaf.
Almoço em restaurante local e visita panorâmica do cemitério Uadi al-Salam e ao túmulo do Imã Ali, primo e genro do profeta Maomé.
Jantar e alojamento no Hotel Granada 5* ou similar.

8º Dia – 19 de Fevereiro (4ª feira) – NAJAF | NIPPUR | URUK | NASSÍRIA (250 km / 4 horas de distância)

Início dos três dias previstos para a visita aos sítios arqueológicos da antiga Suméria, a primeira civilização que floresceu na Baixa Mesopotâmia e uma das mais antigas do mundo. Visita aos locais históricos urbanos de Nippur (com parte da sua zigurate conservada, dedicada ao deus Enlil), e Uruk (cidade onde a escrita foi inventada, cerca de 3300 a. C.).
Almoço em restaurante local entre as visitas e continuação da viagem para Nassíria, cidade com belos palmeirais nas margens do rio Eufrates.
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Sumerion 5* ou similar.

9º Dia – 20 de Fevereiro (5ª feira) – NASSÍRIA | UR | NASSÍRIA (100 km / 3 horas de distância)

Pequeno-almoço no hotel e visita às ruínas da famosa cidade de Ur, mencionada na Bíblia, da qual restam vestígios da antiga zigurate (a mais bem conservada das zigurates mesopotâmicas) e dos túmulos reais da III dinastia de Ur de finais do terceiro milénio.
Regresso a Nassíria para almoço em restaurante local. À tarde visita panorâmica da cidade, incluíndo a visita ao seu Museu Arqueológico.
Jantar em restaurante local e alojamento no hotel Sumerion 5* em Nassíria.

10º Dia – 21 de Fevereiro (6ª feira) – NASSÍRIA | PÂNTANOS DOS RIOS TIGRE E EURFRATES | BASSORÁ (150 km / 3 horas de distância)

Pequeno-almoço no hotel e passeio de barco em Al-Ahuar, para descobrir as regiões pantanosas que permitem recordar a antiga Mesopotâmia, com as suas vastas zonas húmidas e inundadas da Suméria, um local de passagem de numerosas aves no outono e inverno. Contacto com os habitantes locais, que são conhecidos por Mad'an, que vivem nas zonas pantanosas e lá constroem habitações chamadas «casas cestas» feitas de canas e juncos reforçados com argila e outros materiais. Viagem para Bassorá, visitando pelo caminho Al-Qurna, com a chamada «Árvore de Adão», na confluência dos rios Tigre e Eufrates (Chat al-Arab).
Jantar em restaurante local e alojamento no Hotel Movenpic 5* ou similar.

11º Dia – 22 de Fevereiro (Sábado) – BASSORÁ

Após o pequeno-almoço no hotel, visita a Bassorá, a segunda cidade mais importante do Iraque, com a área mais antiga, a zona da Corniche, o mercado local, a rua Al-Uatan, e o Novo Museu Arqueológico, seguindo-se um passeio de barco pelo Chat al-Arab.
Jantar de despedida e alojamento no Hotel Movenpic 5* ou similar.

12º Dia – 23 de Fevereiro (Domingo) – BASSORÁ | ISTAMBUL | LISBOA

Pequeno-almoço e, em hora a combinar, transfer para o aeroporto de Bassorá para formalidades de embarque em voo Turkish com destino a Istambul, com partida às 7h45. Trânsito em Istambul para mudança de voo e chegada a Lisboa pelas 15h30.
Ver especialista

Luís Manuel de Araújo

Historiador / Egiptólogo

Luís Manuel de Araújo é egiptólogo e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Licenciado em História, fez depois um estágio de pós-graduação em Egiptologia na Faculdade de Arqueologia da Universidade do Cairo, e o doutoramento em Letras (História e Cultura Pré-Clássica) pela Universidade de Lisboa. É membro da Academia Portuguesa da História, Associação Portuguesa de Escritores, Associação dos Arqueólogos Portugueses, Associação Portuguesa de Museologia, Associação Internacional de Egiptólogos, Conselho Internacional dos Museus e Comité Internacional para a Egiptologia (CIPEG). Dirigiu o Dicionário do Antigo Egipto (Lisboa, 2001) e estudou as coleções egípcias públicas e privadas existentes em Portugal, tendo sido o comissário científico da exposição de antiguidades egípcias do Museu Nacional de Arqueologia e da nova sala de exposição da coleção egípcia da Universidade do Porto, e assessor científico de várias exposições.

Desde 2000 que conduz visitas de estudo ao Egito, com programas elaborados pelo Instituto Oriental da Faculdade de Letras de Lisboa, passando muitos dos viajantes a ser frequentadores assíduos dos cursos de Egiptologia da sua Faculdade e das sessões culturais do Museu Nacional de Arqueologia, organizadas pelo Grupo de Amigos do Museu (de que é presidente) ou pela Associação Cultural de Amizade Portugal-Egipto (de que é secretário). Publicou mais de duzentos artigos, entradas de dicionários  e recensões críticas em diversas revistas científicas e de divulgação, e é autor de quinze livros de temática egiptológica e queirosiana, alguns deles esgotados.

 

Ver mapa

Suméria

desde 5290€

por pessoa
 

Localização

Ver Galeria

Suméria

desde 5290€

por pessoa
 

  • Preços por pessoa
    Mínimo de 15 participantes
  • Em quanto duplo
    5.290€
  • Suplemento quarto individual
    765€

 

NOTA:

Para partidas do Porto consulte-nos.
A participação nesta viagem obriga à consulta dos conselhos ao viajante, no portal das comunidades portuguesas.
Aconselha-se a consulta do viajante para participar nesta viagem.
A ordem das visitas poderá sofrer alterações e algumas visitas poderão ser suprimidas à última hora por normas governamentais locais.

 

O preço inclui

  • Acompanhamento por parte do Professor Luís Manuel de Araújo durante toda a viagem;
  • Acompanhamento por um elemento de Novas Fronteiras Viagens durante toda a viagem;
  • Passagem aérea em classe económica para percurso Lisboa / Istambul / Bagdad – Bassorá / Istambul / Lisboa, em voos regulares Turkish Airlines com direito a 2 peça de bagagem com 23 kg;
  • 11 noites de alojamento no Iraque em hotéis de 5****(normas locais);
  • Pensão completa (desde o pequeno almoço do 2º dia ao pequeno almoço do último dia);
  • Água e refrigerantes nas refeições;
  • Todos os transportes como indicado no programa;
  • Guias locais de expressão inglesa;
  • Todas as visitas mencionadas no itinerário (devido a questões governamentais a ordem das visitas pode ser alterada);
  • Todas as entradas mencionadas no programa;
  • Todos os impostos aplicáveis;
  • Taxas de aeroporto, segurança e combustível no montante de 380,50€ (à data 08/5/2024) – a reconfirmar e atualizar na altura da emissão da documentação);
  • Visto de entrada no Iraque;
  • Seguro Multiviagens Premium;

O preço não inclui

  • Bebidas às refeições;
  • Gratificações;
  • Tudo o que não esteja como incluído de forma expressa;
  • Despesas de caráter particular designados como extras