Top
Joel Cleto - Especialista - Novas Fronteiras Viagens
fade
3156
page-template,page-template-full-width,page-template-full-width-php,page,page-id-3156,mkd-core-1.1.1,mkdf-tours-1.3.1,voyage-ver-1.5,mkdf-smooth-scroll,mkdf-smooth-page-transitions,mkdf-ajax,mkdf-grid-1300,mkdf-blog-installed,mkdf-breadcrumbs-area-enabled,mkdf-header-standard,mkdf-sticky-header-on-scroll-up,mkdf-default-mobile-header,mkdf-sticky-up-mobile-header,mkdf-dropdown-default,mkdf-light-header,mkdf-medium-title-text,mkdf-title-with-subtitle,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Joel Cleto

Especialista Novas Fronteiras

Joel Cleto

Historiador

Joel Cleto

Arqueólogo, Historiador, divulgador da História e Património. Nasceu no Porto em 1965. Licenciado em História (1987) e Mestre em Arqueologia (1994) pela Universidade do Porto; Formador de Professores nas áreas de Arqueologia e História, acreditado pela Universidade do Minho (1997); professor Especialista pelo Instituto Superior de Administração e Gestão do Porto (2015), onde é docente na licenciatura em Turismo e integra o centro de investigação. Autor e apresentador, semanalmente, desde 2006, de programas sobre História e Património na estação televisiva “Porto Canal”. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento em televisão), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, Melhor Trabalho Media; e 2019, Informação turística). No âmbito da sua relação com o grupo Futebol Clube do Porto Media colabora com o Museu do clube, projeto ao qual se encontra ligado desde a sua concepção.
Pertenceu aos quadros da Câmara Municipal de Matosinhos de 1987 a 2014. Nesta Autarquia foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História.

Enquanto arqueólogo integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações em monumentos megalíticos nos concelhos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções directivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e na Associação Profissional de Arqueólogos. Integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto.
Autor de vários livros (alguns traduzidos para inglês, espanhol e italiano) e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Próximas viagens

Embarque numas das próximas viagens com este especialista